sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Atributos em Diagrama de Classe



Atributos
Um atributo é um valor de dado guardado pelos objetos de uma classe. Cada atributo possui um valor para cada instância de objeto. Diferentes instâncias de objetos podem ter valores iguais ou diferentes para um dado atributo.
Com relação aos atributos a sintaxe proposta é:
Visibilidade NomeAtributo:TipoDoAtributo = ValorDefault {propriedade}
·        Visibilidade
Trata-se de uma marcação que pode ser realizada pelos símbolos (+, #, -).
(+) Visibilidade pública – é acessível por todas as classes (valor default)
(#) Visibilidade protegida – pode ser vista pela classe e pelo pacote no qual a classe é definida
(-) Visibilidade privada – somente acessível pela própria classe.
·        NomeAtributo
Seqüência de caracteres que devem formar um nome auto-explicativo.
·        TipoDoAtributo
Expressa o tipo do conteúdo que se pretende armazenar para o atributo. Ligada à linguagem de programação.
·        ValorDefault
Refere-se ao conteúdo inicial do atributo, de acordo com seu tipo.
·        {propriedade}
Elemento opcional, que complementa informações a respeito do atributo.
Atributo Derivado
Quando o valor do atributo pode ser obtido a partir do valor de outro(s) atributo(s). É representado com uma barra inclinada à esquerda.
Atributo Estático
Pode haver atributos que tenham escopo de classe, ou seja, que armazenam valor comum a todos os objetos da classe. Sintaxe  na UML: sublinhado. Usado na implementação de regras de negócio. Ex.: QuantidadeMaximaAlunos em uma classe CURSO.
Com relação aos métodos, a sintaxe geral sugerida é:
Visibilidade NomeDoMétodo (Parâmetro) : TipoDeRetorno {propriedade}
·        Visibilidade
Trata-se de uma marcação que pode ser realizada pelos símbolos (+, #, -).
(+) Visibilidade pública – é acessível por todas as classes
(#) Visibilidade protegida – pode ser vista pela classe e pelo pacote no qual a classe é definida
(-) Visibilidade privada – somente acessível pela própria classe.
·        NomeDoAtributo
Representa a operação que será processada.
·        Parâmetro
Trata-se de uma lista de valores devidamente separados por vírgula.
O elemento direção serve para definir se o parâmetro pode ou não ser modificado pela operação. Através desse elemento, o modelador pode definir se o parâmetro é de entrada, saída ou ambos.
Direção
Significado
in
Parâmetro de entrada: não pode ser modificado pela operação. Serve somente como informação para o objeto receptor.
out
Parâmetro de saída: pode ser modificado pela operação para fornecer alguma informação ao objeto remetente.
inout
Parâmetro de entrada que pode ser modificado.
·        TipoDeRetorno
Expressa o tipo do conteúdo que se pretende obter de retorno do método. Ligada à linguagem de programação.
·        {propriedade}
Elemento opcional, que complementa informações a respeito do método. Podem ser uma ou mais das seguintes: isQuery, sequential, guarded, concurrent.
IsQuery indica que a execução de tal operação não modificará o estado do objeto. Não modifica atributos nem associações do objeto.
As demais propriedades são utilizadas em sistemas multi threaded.
Todas as operações que são declaradas nas mensagens de um objeto a outro em um diagrama de interação devem ter visibilidade pública.
As operações possuem um escopo. Uma operação que tem escopo de classe processa atributos estáticos.

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