quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Exercícios de Modelagem de Dados



Exercícios de Modelagem de Dados
Desenhar o projeto conceitual (diagrama ER) e o modelo relacional físico (no DBDesigner) para os seguintes requisitos:

1)    Um colecionador decide fazer um catálogo dos seus CDs musicais. Ele quer armazenar os dados sobre seus CDs da seguinte maneira:
•    Um CD possui nome, gravadora e ano de lançamento;
•    Em um CD pode conter vários artistas;
•    Um artista (que pode ser um cantor ou banda) possui um nome, ano e o gênero musical (ex: rock, pop, etc)
•    Um gênero possui nome e descrição;
•    Um CD possui diversas músicas e as músicas possuem nome e data de criação.

2)    Uma pizzaria decide informatizar os pedidos de suas pizzas. Devem existir dados sobre os funcionários, como CPF, nome e telefone, e dados sobre os clientes, como CPF, nome, telefone e endereço. As pizzas possuem um código, nome, valor e uma descrição do modo de preparo. Em um pedido o funcionário deve anotar seu CPF, o CPF do cliente e os dados das pizzas solicitadas. No pedido deve ser armazenado a data e hora da solicitação, bem como o valor total do pedido.

3)    Uma construtora decide registrar seus Empreendimentos de Apartamentos e Sobrados. Um empreendimento é lançado em um endereço e pode possuir 1 ou mais prédios OU 1 ou mais sobrados. Um prédio possui nome e pode conter vários apartamentos de diferentes plantas. As plantas possuem diversos tamanhos de área útil. Um sobrado possui um número e uma planta, diferente das plantas de apartamentos.

0 comentários:

Postar um comentário